Por Valéria Meirelles
Esta época de férias
é o momento de descansar e aproveitar ao máximo o verão,
curtindo uma viagem, uma praia, a família, e também
colocando em prática outros hobbies. E é justamente por
causa dessa última opção que inicio aqui uma série de
três artigos, todos sobre uma grande paixão minha. Paixão
essa que sempre fez parte da vida de muitos homens e que,
mais recentemente, da vida de um número significativo de
mulheres: a motocicleta ou simplesmente moto, como
carinhosamente a chamamos.
Antes de discorrer sobre os benefícios da moto e sobre o
aumento da qualidade de vida que ela é capaz de
proporcionar, seguiremos por uma breve retrospectiva histórica.
Ainda que as datas de sua criação variem, sabe-se que no
século XIX, em 1868, surgiu a primeira moto, criação do
engenheiro alemão Gotlieb Daimler, tido como o 'pai do
motociclismo'. Outros dois alemães, Heinrich Hildebrand e
Alois Wolfmüller aperfeiçoaram o modelo original e o
batizaram de "Roda Motorizada", nome precursor
da motocyclette. |
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Com a Revolução Industrial
e os avanços constantes da engenharia, que aperfeiçoava motores
e pneus, as fábricas de moto se expandiram para vários países
da Europa, como França, Itália e Inglaterra, país onde a
motocicleta ganhou tantos adeptos a ponto de em 1897 ser realizada
a primeira corrida de moto, a "Motorcycle Scrambles",
que se tornaria uma tradição.
Em 1903 surgiu nos Estados Unidos a marca que se tornaria um mito
no universo motociclístico: Harley Davidson. Essas motos
fabricadas para o exército americano, tiveram tanta aceitação
que, após a Segunda Guerra Mundial, muitos soldados continuaram a
utilizá-la, e como ainda usavam seus coletes com os brasões
derivados das forças armadas, acabaram dando origem aos
motoclubes.
Através das Harleys, o estilo "estradeiro" ou
motociclismo de estrada - voltado ao conforto ergonômico para
grandes distâncias - conquistou o mercado e não parou de
crescer.
Muitos filmes de Hollywood inseriram as motos e os motociclistas
em suas histórias e o clássico Easy Rider virou "cult"
e referência. Tanto que a expressão "easy rider" se
tornou parte do vocabulário motociclístico.
Os japoneses, também no pós-guerra, aperfeiçoaram e criaram
novos modelos e marcas: Honda, Suzuki, Yamaha, entre outras, que
disputam até os dias atuais uma acirrada batalha pelo gosto do
consumidor, juntamente com outras marcas importantes como a alemã
BMW, a italiana Ducatti e a inglesa Triumph.
No Brasil, o motociclismo ganhou força e adeptos a partir de
1972. No ano anterior, a Honda, prevendo que o mercado brasileiro
se mostraria promissor, montou sua fábrica em Manaus. E acertou,
pois atualmente estamos entre os três maiores mercados do mundo.
As motocicletas, desde as mais simples, de baixa cilindrada, até
as mais sofisticadas, estão em vários lugares: com os motoboys
nas grandes cidades; como utilitários nas pequenas cidades; em
competições esportivas (motovelocidade, MotoCross, enduro, rally
etc.); como transporte substituindo o carro; nas estradas, onde
circulam muitas das motos principalmente as
"estradeiras".
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Porém, o espírito
de aventura e de desafio que a moto proporciona nem sempre
agrada, tanto que há motociclistas ainda vistos como
transgressores ou "ovelhas negras" - uma grande
injustiça.
Foto: Pegasus Motoclube
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Para a utilização de moto,
são necessárias roupas mais específicas por causa da segurança,
como couro, *balaclavas, botas, calças e casacos especiais com
reforços para proteger ombros, pernas e joelhos. E nessas ocasiões,
os motociclistas podem causar estranheza para quem não conhece as
utilidades da indumentária, por isso ocorre certa discriminação.
Sobre detalhes de indumentária e regras de segurança, escreverei
um artigo especial.
Certa vez me perguntaram de onde vem tanto interesse do homem pela
velocidade e pela moto. Desde os primórdios da humanidade, ainda
nas cavernas, o homem precisava se movimentar e enfrentar desafios
para sobreviver. Caçava, pescava, locomovia-se o tempo todo. Esse
legado de sobrevivência é o que, em toda a história das
civilizações, faz com que o homem sempre busque desafios, ora
intrigado, ora insatisfeito com sua realidade.
Com o passar do tempo esses desafios foram mudando e se adaptando
às novas tecnologias e contextos de vida. A moto faz parte desse
universo, assim como uma série de outras atividades e esportes
nos quais os limites são testados.
Esse encontro do homem consigo mesmo e com o seu próprio
potencial confirma a ele não apenas o lugar de sua existência,
mas também suas origens, e esse é um processo muito importante
para o seu desenvolvimento biopsicossocial.
*Balaclavas: protetores de lã ou malha, para a cabeça e o rosto,
deixando de fora apenas os olhos
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Valéria
Meirelles é psicóloga,
psicoterapeuta e Mestre em Psicologia Clínica
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