DEFINIÇÕES BÁSICAS

A sigla "MC" normalmente utilizada nos Brasões e nos coletes por si só já indica que a palavra é composta por dois nomes, portanto o correto é Moto Clube, ou no  plural, Moto Clubes.                                                             
 A sigla MC no Brasil é a abreviatura de Moto Clube, no plural MCs. No exterior o  MC significa Motorcycle Club e só é utilizada por legítimos e tradicionais MCs,  pois no exterior MCs não podem ser fundados clubes à revelia, somente Moto Grupos ou Facções podem ser criadas em territórios já pertencentes a MCs radicais.      
 Um Moto Clube pode ter além de sua sede, integrantes residentes em outras cidades e até em outros países, que tendo número necessário de integrantes é denominada  de Facção, no caso de apenas um motociclista fora da sede é tido tão somente como um Representante.                     
 Somente na sociedade existem embaixadores, no motociclismo só existem
 "Representantes".
 Uma Facção também pode possuir sede própria na cidade onde se situa, mas não pode ter Estatuto próprio ou diretrizes diferentes da sede. A Facção utiliza o mesmo  Brasão, e é recomendada a inscrição do nome da cidade, em outro bordado anexo à  ele. O responsável pela Facção é o Diretor da Facção, não existindo outro  "Presidente". 
 Qualquer entidade social, devidamente registrada, tem que ter registrada sua Ata de Criação e por conseguinte a Diretoria que a compõe, ou seja, segundo normas da legislação ( código civil ) e também de nossa Irmandade, um número mínimo de seis ( 06 )integrantes.                                                              
 No motociclismo um MC pode ser dirigido por apenas um Presidente, ou até por um  Conselho de Diretores, mas o correto é que exista o Presidente, o Vice e sua Diretoria com cargos hierárquicos, podendo alguns cargos serem acumulativos.     
 Moto Clube de apenas um integrante, ou um motociclista e sua garupa, não existe  pois um Clube é formado por sócios, integrantes, companheiros, amigos e acima de tudo irmãos... e menos de 6 integrantes é um pequeno grupo, no máximo podendo ser denominado de Moto Grupo. 
 Um Moto Clube é uma Associação de motociclistas para determinados fins, sejam  eles quais forem, podendo inclusive um Moto Clube ser especifico para realizar  competições ou possuir interesses comerciais e lucrativos. Já um Moto Grupo é  mais simples, desde a sua formação, ideologia e fins, que normalmente são mais  voltados apenas para o agrupamento de motociclistas e voltado para o lazer, sem  compromissos diretos ou indiretos com a sociedade ou a própria Irmandade.        
 Toda agremiação antes de se tornar um Moto Clube deveria passar pelo estágio de  Moto Grupo. Da mesma forma que um integrante começa como PP e só recebe o Brasão após ser aceito pelos irmãos, um MG só deveria passar a MC após ser aceito pela  irmandade.  
 O Brasão, símbolo ou escudo é a identificação visual que o motociclista escudado porta de seu Moto Clube. Essa identificação é o que lhe diferencia dos demais  motociclistas. O Brasão é a "bandeira" ou "as cores" do MC, nele estão  representados basicamente o logotipo do Clube ( Normalmente um desenho que diz respeito ao nome ), o Nome, a sigla "MC" ou "MG" ( MC = moto clube; MG = moto  grupo e em outros estados pode mudar de sigla, como por exemplo no estado do  Paraná é MA = moto amigos ), nome da cidade e estado. Para um motociclista portar nas costas o brasão ou símbolo de um Clube ele tem que provar merecê-lo, é  observado por meses, ou até mesmo por anos dependendo do estilo do clube, e tem  que provar ser um motociclista responsável e um verdadeiro irmão de seus companheiros, sejam eles do mesmo MC ou não. Portanto frequentar a Irmandade sem portar o brasão ou símbolo do clube a que se pertence é renegar suas cores e  renegar o apoio aos demais irmãos. Em Eventos a presença dos MCs é marcada por  bandeiras com seus brasões e símbolos, cada um com suas cores e filosofias. 
 Os novos integrantes devem receber os Brasões por etapas, a medida que forem  subindo de estágio. Ao entrar deve acompanhar os novos irmãos sem portar nada nas costas do colete, após ser aprovado no primeiro estágio recebe a primeira parte  "PP", depois sobe "Meio Escudo" e por fim "Escudo Fechado" quando passa realmente a pertencer ao Clube, pois antes disso não é integrante efetivo e qualquer  deslize pode tirar-lhe o privilégio de ingressar no MC. 
 Ultimamente muitos Clubes descobriram que existem outros com o mesmo nome ou brasão, agora cabe a eles entrarem em acordo para que a coincidência de nomes e  símbolos não venham causar problemas. Clones devem ser tratados e resolvidos sem brigas, com boa vontade e criatividade tudo se resolve. Se tudo isso não resolver, entrar com pedido judicial será o próximo nível da questão, desde que  devidamente legalizado perante a lei. Como regra geral prevalece o nome para o MC mais antigo, seja por registro ou por reconhecimento pela Irmandade, cabendo ao  mais novo a troca, alteração ou afiliação do nome ou símbolo. Se um motociclista escudado comete um ato indevido, e se existem mais Clubes com o mesmo nome, outro
 MC pode ser penalizado por culpa de um integrante que não lhe pertença. Da mesma forma não é admissível brasão, símbolos ou nomes clonados ou muito semelhantes, é muita falta de respeito, pense nisso!                                            
 A palavra irmandade provém de irmão, portanto considerando-se que os 
 motociclistas possuem os mesmos ideais relacionados à motocicleta, se consideram "irmãos por afinidade" e portanto pertencem a uma mesma Irmandade. Claro que isso vem de muito tempo e esta Irmandade cresceu baseada em tradições e regras próprias que a tornam única, portanto sua ideologia não deve ser desvirtuada mas  sim preservada a todo custo sempre honrando suas cores, um dos outros, cada um   com a sua bandeira.
 Apesar dos esclarecimentos descritos acima, tais regras contidas na tradição do  motociclismo são repassadas por gerações entre seus irmãos e suas aplicações são feitas pelos Moto Clubes, reais representantes dos motociclistas. 
 Quanto ao registro de MCs há controvérsias, existem hoje segmentos dentro da  Irmandade que só reconhecem os Clubes que são registrados em Cartório, já outros acham que isso e coisa para Empresa, que um MC é algo diferente, apenas uma união de Irmãos que compactuam a mesma opinião, podendo até divergir em alguns  assuntos, mais que todos seguem numa única direção pensando no MC, sem muita burocracia. Considerando-se que MCs podem ser fundados com diversos fins, ambos  estão certos, pois para aqueles com envolvimento financeiro, comercial ou que de alguma forma necessite do CGC ou CNPJ, o registro é vital, mas para os mais radicais e voltados para a organização tradicional, o registro é dispensável.
 Notem que um segmento perpetua as raízes, décadas e séculos de regras, história e tradição. Já o outro segmento é moderno, é menos radical e está mais ligado à  sociedade civil do que a própria Irmandade. No fim estes Moto Clubes possuem as mesmas finalidades, reunir os motociclistas, portanto só cabe aos novos Moto  Clubes e motociclistas se decidirem por uma filosofia nova ou a tradicional. 
 Vale frisar também que nos dias de hoje a burocracia é um mal necessário, visto  que um MC sem registro não aluga imóvel para a sede, não abre conta em banco, não contrata funcionários, não se filia a Associações ou Federações, não tira alvará  para realização de Eventos, e em alguns estados e países não pode nem rodar nas  estradas sem o mesmo. 
 Moto clubes ao contrário do que os leigos e desinformados pensam não é um grupo  de motociclistas que apenas se reúnem para lazer e seus integrantes usam nas costas um desenho por estética! Moto clubes são associações baseadas na Irmandade e tradição biker. Hoje em dia precisamos diferenciar um moto clube autêntico dos  diversos grupos que deveriam receber qualquer denominação exceto moto clube, como exemplo de grupos que não têm nada a ver com moto clubes e que no máximo poderiam ser denominados moto grupos. Podemos citar como exemplo os "caçadores de 
 troféus", ou seja, grupos ou pessoas que vestem colete sem saber seu real
 significado apenas para conseguir lembranças que normalmente são entregues aos moto clubes como lembrança do seu evento.
 A história do surgimento dos moto clubes é de certa forma complexa, pesquisando  você encontra informações que associa o surgimento, em parte, ao final da guerra  onde ex-militares e pilotos no pós guerra teriam feito da moto o veículo de busca de adrenalina formando diversos grupos como 13 Rebels e os Yellow Jackets da  Califórnia. Nessa época já usavam identificação do grupo e mais tarde foram  desenvolvendo os escudos ( brasões ) que passaram a defender e adaptavam as  regras da hierarquia militar em uma irmandade formada por cargos eletivos das  associações. Sabemos que muito antes disto os motociclistas já haviam percebido  as vantagens de andar em grupo e já existiam associações que eram entidades sociais de pessoas que andavam de motos. A sociedade ainda confunde motociclistas com motoqueiros que aparecem em nossos encontros fazendo arruaças ( estouro de motor, borrachão, empinadas, etc. ). Além disso de 5 eventos motociclísticos 3   são na verdade feiras comerciais imbutidas em nomes de encontro nacional e nada a tem a ver com nossos princípios.                                                 
 A partir da década de 70 viu-se a implantação de diversos moto clubes pelo mundo, a maioria já seguindo o princípio de hierarquia e irmandade. No Brasil a popularização iniciou-se na década de 90.                                        
 Hoje muita coisa anda desvirtuada, moto clubes são criados a revelia, como nomes perjorativos e por pessoas que desconhecem a história e o espírito biker, sequer sabem o significado de um brasão, honrar e respeitar as cores e muito menos  seguem os princípios de irmandade. Os moto clubes autênticos foram forçados a  criar campanhas para evitar abusos e coibir arruaceiros em seus eventos, em  contrapartida a cada dia são criados novos eventos que nada têm a ver com as  tradições biker, na verdade são eventos que enriquecem empresários e promovem  candidatos políticos que se aproveitam da popularidade para atrair admiradores de motos, já que os motociclistas autênticos passam longe de tais encontros.        
                                                                                  
 O maior moto clube do Mundo é o Hells Angels MC ( Fundado em 1948 - San 
 Bernardino - EUA )                                                      
 O maior moto clube no Brasil é o Abutre´s MC ( Fundado em 1989 com sede nacional  em São Paulo - SP )                                                              
                                                                                  
                                                                                  
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