RUY  DALBEM - USHUAIA

           

- USHUAIA é um destino muito desejado por aventureiros, talvez por ser a ÚLTIMA cidade do sul do continente americano (54º de latitude), talvez pelo frio intenso (em dezembro, verão, pegamos neve e não é raro ter gelo na pista). Nosso destino era a participação do MOTOENCUENTRO INTERNACIONAL DEL FIN DEL MUNDO, em Ushuaia. Pra chegar lá, passamos pelo Uruguai, Argentina, Chile e novamente na Argentina, e foram 5.000 km de Porto Alegre. Nossas motos são trail, que foi um facilitador pela distância (conforto), pela autonomia (gasolina relativamente escassa) e porque passamos por trechos de rípio. Foram duas VSTROM e uma GS.

           

-Apesar do destino ser Ushuaia, a parte mais interessante da viagem foi o glacial Perito Moreno, em El Calafate. Sem dúvida e sem concorrência, o lugar mais bonito que já estive. As montanhas de gelo tem altura de um prédio de 20 andares, e sua área é próxima a uma grande cidade. Fizemos um trecking, vendo as fendas na geleira, escutando os ruídos/estrondos da movimentação da geleira, ...

-Finalmente, vale citar que, no caminho, visitamos uma reserva de baleias (várias nadando em torno do barco) e uma reserva de pinguins (MILHARES deles passeando, nadando,  chocando seus ovos e cuidando de seus filhotes).
 

- Meus parceiros nesta viagem:  Henrique Olmos e Alexandre Daniotti


RUY DALBEM
Porto Alegre